-
Arquitetos: A I M
- Área: 120 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Francesca Iovene
-
Fabricantes: MedaLuci, Mobili Pasini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um ambiente dinâmico onde os principais volumes estão dispostos ao redor da área central de estar, o vibrante coração da casa. Essa renovação de um apartamento no último andar para um jovem casal no coração de Milão, meticulosamente elaborado com atenção aos detalhes e acabamentos, reflete o desejo dos proprietários de viver em um espaço aberto: um lugar para receber amigos, reunir a família e, acima de tudo, finalmente, se sentir em casa. A configuração anterior do apartamento era o resultado de várias intervenções ao longo dos anos, que abriram progressivamente a área de estar sem nunca desbloquear totalmente seu potencial de espaço livre. A renovação concentrou-se em abrir completamente a sala de estar, mantendo apenas as estruturas de concreto armado intactas. Neste espaço em planta livre, que se abre para a cidade de dois lados, os principais volumes arquitetônicos se desdobram, destacados por acabamentos diversos.
Ao passar pela porta de entrada, uma moldura de madeira de piso a teto, definida pelo ritmo diagonal de suas ripas, direciona o olhar para os telhados de Milão, visíveis através da grande janela da cozinha. Essa boiserie oculta o acesso ao primeiro dos dois quartos e ao banheiro de serviço e se estende acima da cozinha funcional, a qual apresenta elementos de vidro pintados na parte de trás e superfícies de pedra. Em frente, uma ilha de madeira e pedra, enriquecida com detalhes estruturais de ferro, se depara com as áreas de jantar e estar. As estruturas de suporte existentes atuam como um filtro entre a cozinha e a sala de estar. Acomodado entre uma viga exposta e um pilar, exibindo sua materialidade original, está o segundo elemento arquitetônico: um volume revestido de ferro e cal que oculta uma lavanderia.
Esse volume não é monolítico, mas composto por dois blocos ligeiramente deslocados conectados por uma faixa de vidro canelado, permitindo a entrada de luz natural. Devido à sua posição central, ele foi projetado para ser funcional em todos os lados: uma estante de livros se depara com a sala de estar, uma adega está posicionada próxima à ilha e armários de despensa e a porta da lavanderia, também em ferro e vidro canelado, estão voltados para a cozinha funcional. O terceiro elemento arquitetônico é uma divisória verde-acinzentada que separa a área de estar do quarto principal. Ela é flanqueada por dois espelhos em altura total que ampliam a profundidade do espaço, um dos quais serve também como porta para o quarto. Essa parede cumpre uma dupla função: serve como pano de fundo para a sala de estar de um lado e uma cabeceira para a cama do outro.
Atenção especial foi dada à seleção do mobiliário projetado para se adaptar a configurações flexíveis. O grande sofá modular, posicionado no centro da sala de estar, interage tanto com a área da TV quanto com as áreas de jantar e cozinha. Seu assento generoso incentiva momentos de convivência e socialização, ao mesmo tempo permitindo que todos encontrem um espaço para isolamento e relaxamento. Desde o layout até os acabamentos e móveis, cada detalhe nesta renovação foi projetado para melhorar a qualidade de vida dos proprietários. Encontrando um equilíbrio perfeito entre estética e funcionalidade, a intervenção transformou o local em um ambiente harmonioso e acolhedor que reflete plenamente o espírito e as aspirações daqueles que nele o habitam.